Transformação digital na gestão de T.I.

Como a transformação digital impacta a gestão de TI

A transformação digital está trazendo uma série de tecnologias para o dia a dia das empresas. Inteligência Artificial, Machine Learning e automações aprimoram processos e proporcionam a otimização de recursos. No entanto com essa nova realidade vem também a necessidade de um novo modelo na gestão de TI.

Um relatório com as principais tendências para o mercado de TI até 2023, divulgado pelo IDC, mostra que em pelo menos duas tendências as inovações da transformação digital foram citadas. De acordo com o relatório, até 2021, 70% dos gestores de tecnologia vão aplicar de maneira agressiva dados e Inteligência Artificial às operações, ferramentas e processos de TI. Até 2022, 65% das empresas vão demandar aos gestores de TI uma transformação e modernização das políticas de governança para aproveitar as oportunidades e enfrentar os novos riscos impostos pela Inteligência Artificial, o Machine Learning e a privacidade e ética dos dados.

Isto mostra que essas novas tecnologias trazem consequências diretas no gerenciamento de TI. Neste artigo vamos mostrar então os impactos da transformação digital na gestão de Tecnologia da Informação.

Webinar Transformação Digital

TI com função estratégica

Com a transformação digital, a gestão de TI torna-se ainda mais importante para qualquer empresa, independentemente do seu segmento de atuação e tamanho. Neste novo cenário, a tecnologia passa a ser um fator ainda mais decisivo nos resultados das empresas.

A transformação digital torna a TI em uma área mais estratégica para a empresa, pois cabe a ela garantir as melhores soluções alinhadas ao crescimento do negócio.

Um dos primeiros passos é mostrar aos gestores da organização essas novas tecnologias e os impactos positivos que elas podem proporcionar para os negócios. A gestão de TI deve conduzir essa transformação na empresa, verificando as necessidades de cada área e indicando as melhores opções existentes.

Ambientes mais complexos e ações proativas

Nesta nova era digital, os ambientes de TI estão ficando cada vez mais complexos, agregando uma série de dispositivos e soluções de forma integrada como servidores e softwares locais e na nuvem, dispositivos móveis, além dos hardwares já tradicionais.

Esta gama cada vez maior de fatores envolvidos exige uma gestão proativa, que reúna um conjunto mais completo de práticas e processos, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Leia também 4 atividades que você pode automatizar.

Mudança no perfil profissional

As automatizações criam também a necessidade de um outro perfil de profissionais de TI na gestão. Eles deixam de fazer tantas atividades operacionais e rotineiras e partem para desafios mais estratégicos, que agregam mais valor à empresa.

Com isso, estes profissionais precisam desenvolver outras habilidades e competências. Além de manter o conhecimento técnico e especializado, precisam ainda agregar conhecimentos de gestão, com uma visão mais global do negócio em que estão envolvidos.

Veja o case do Uso de tecnologias digitais no escritório de Advocacia.

Contratação de serviços terceirizados

Os ambientes mais complexos exigem também mais especialização, o que pode ser garantido com a contratação de equipes terceirizadas altamente qualificadas e que oferecem um atendimento contínuo.

A definição de quem são os fornecedores ideais para cada serviço fica sob a responsabilidade da gestão de TI, que precisa indicar quais as melhores opções para garantir um alto desempenho e resultados positivos para a empresa.

 

Quer saber como ter uma gestão de TI adequada à era da transformação digital? A equipe da Microservice pode lhe ajudar com as melhores opções. Entre em contato.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail

Criação de Sites por Vale da Web