Firewall de última geração

Como um firewall de nova geração aumenta a segurança

901 310 Microservice

O firewall foi criado há mais de 20 anos, mas continua sendo considerado um dos principais mecanismos para defender as redes de TI das empresas.

Assim como as ameaças evoluíram muito, as soluções de firewall também foram aprimoradas e modernizadas para atender as mais recentes técnicas de ataques digitais, por isso, escolher uma opção de nova geração pode ser fundamental para garantir mais segurança para as informações da organização.

Os firewalls mais novos trazem alguns recursos mais avançados e que ampliam a proteção. Confira abaixo.

Entenda também as diferenças entre os firewall mais antigos e os de última geração aqui.

Sandbox

Uma das vantagens dos firewalls de nova geração é o sandbox, que isola um determinado arquivo quando o software desconfia que ele seja malicioso. Esse arquivo é isolado e avaliado. Se for considerado seguro, então ele é liberado para o usuário.

Este recurso é bastante utilizado para ameaças ainda desconhecidas, chamada de Ameaças de Dia 0.

O grande benefício é que 95% dessas análises são feitas em somente 2 segundos, o que garante a entrega de um arquivo com a mesma agilidade para o usuário, mas com muito mais segurança.

Saiba também porque tem um firewall como serviço aqui.

Filtro de conteúdo

O filtro de conteúdo pode ser eficiente para restringir o acesso a determinadas páginas da web e garantir a produtividade dos funcionários, mas também é determinando para a segurança.

Se o usuário recebeu um link direcionado para um site malicioso, o próprio filtro de conteúdo já bloqueia e nem deixa ele acessar. Se ele chegasse a acessar, poderia receber um vírus ou então abrir uma porta para um hacker invadisse seu equipamento.

O filtro também pode ser usado para controlar o tamanho de arquivos baixados, para que um arquivo muito pesado não sobrecarregue e prejudique o desempenho dos equipamentos da rede como um todo.

Com esse mecanismo, a empresa fica mais segura em relação aos dados que circulam em suas redes e do mesmo modo, os colaboradores sabem que os dados que estão acessando podem ser considerados seguros.

Sistema de Prevenção de Intrusão

Um Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS) amplia a segurança proporcionada pelo firewall, pois é um sistema ativo que pode identificar operações maliciosas, emitir alertas para os administradores e bloquear as ações suspeitas.

Nos firewalls de nova geração, esses sistemas de prevenção são usados de forma alinhada com o Sistema de Detecção de Intrusão (IDS). Juntos, esses sistemas conseguem monitorar o tráfego de rede e já impedir os ataques maliciosos.

Rede Virtual Privada (VPN)

A Rede Virtual Privada permite a conexão segura entre diversos dispositivos por meio da Internet. Essa é uma solução bastante usada em empresas que operam com filiais em diversos pontos e também naquelas onde colaboradores trabalham em casa de forma remota e precisam se conectar pela rede de forma segura.

Proteções embutidas

Os firewalls mais avançados já trazem embutidos os antivírus, antimalwares e anti-spams, que evitam que códigos maliciosos invadam a rede da empresa. O benefício é que, neste caso, esses mecanismos vêm com o firewall, e não precisam ser utilizados em separado.

A grande vantagem desses firewalls de nova geração é que esse recursos podem ser usados para fazer os monitoramentos e bloqueios de acesso com base nas aplicações e também de acordo com determinados usuários e setores.

Além disso, esses mecanismos de segurança são centralizados em um mesmo local, o que permite a integração e cooperação entre os diversos recursos e facilita o gerenciamento e controle da segurança das redes utilizadas na empresa.

Quer saber mais sobre um firewall de nova geração? Procure um dos especialistas da Microservice.

Conheça a nossa solução de firewall como serviço, Sonar Shield.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072