Post sobre a indisponibilidade de banco de dados

Como evitar a indisponibilidade de banco de dados

890 309 Microservice

Você já precisou de algum dado importante em um de seus sistemas de informática e não conseguiu ter acesso a ele?

Saiba que isso é um fato muito corriqueiro no dia a dia das empresas, independentemente do tipo de solução tecnológica que estejam utilizando.

Quando isso acontece, vários podem ser os motivos, um deles pode ser a indisponibilidade do banco de dados. O banco de dados centraliza e disponibiliza as informações para as mais diversas aplicações utilizadas por uma empresa. Portanto se você não consegue acessar uma das informações ali armazenadas, vários sistemas da empresa podem parar na hora que mais se necessita.

Muitas vezes, a indisponibilidade é confundida com baixa performance. No entanto, são condições um pouco diferentes. Um banco de dados que apresenta uma performance ruim ainda pode garantir que as informações sejam acessadas, mesmo que com um desempenho muito fraco, já a indisponibilidade, impossibilita que o dado seja acessado, até que o problema tenha sido contornado e/ou resolvido.

Mas podemos ir além desses conceitos, pois a linha entre eles é tênue, pois se a performance é considerada tão ruim a ponto de os usuários não conseguirem mais executar seus trabalhos, então, o banco de dados pode ser considerado indisponível. Ou seja, uma performance extremamente fraca pode levar a uma indisponibilidade no banco de dados.

Veja como a Microservice aumentou a performance da Hoya.

As causas da indisponibilidade de banco de dados

A questão passa a ser então, quais problemas podem causar essa indisponibilidade no banco de dados. Existem diversas razões para isso:

  • Falta de comunicação da rede com o servidor de banco de dados,
  • Indisponibilidade do servidor,
  • Falta de atualização,
  • Erros humanos,
  • Falhas no sistema de armazenamento,
  • Vírus e ataques de hackers.

Vários desses itens poderiam ser incluídos em um dos maiores causadores da indisponibilidade: A falta de manutenção.

Conheça a nossa solução de Gestão de Banco de Dados. 

Manutenção é essencial

Muitas empresas deixam de realizar manutenções porque não conseguem encontrar uma brecha para executar essa operação. No entanto, é fundamental estabelecer horários para fazer essas manutenções.

Sempre há alguma alternativa para conseguir fazer a manutenção e garantir a alta disponibilidade do banco de dados. Pode-se, por exemplo, fazer os ajustes movendo dados e aplicações de um servidor para o outro. Ou, se a questão é a energia, movendo de uma fonte de energia para outra. O importante é encontrar uma maneira para que a manutenção seja executada de forma programada e com regularidade.

E quando é importante fazer o tuning de banco de dados? Saiba mais aqui.

O que fazer para evitar

Para evitar problema de indisponibilidade do banco de dados é preciso então fazer uma gestão adequada dessa ferramenta, que inclui desde o levantamento de riscos que existem no ambiente até a definição do que é preciso fazer para mitigar esses riscos.

O planejamento é importante e deve incluir a análise dos riscos, a prevenção, a mitigação e até a resolução em caso de um sinistro, pois é a partir dos riscos que ocorrem as indisponibilidades. Com um controle maior sobre os riscos e ações de reação rápidas, evita-se que o banco de dados fique indisponível por longos períodos e prejudique as operações da empresa.

Confira os 7 motivos para ter uma Gestão de Banco de Dados. 

Quer saber mais sobre como resolver problemas de indisponibilidade de banco de dados da sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Microservice.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072