Jornada para nuvem

Jornada para nuvem: Inimigos no processo de migração

903 310 Microservice

Quando se fala em nuvem, há ainda alguns preconceitos referente a tecnologia e sua aplicação. E, principalmente, alguns pontos que se não forem estudados com atenção poderão desacelerar o processo da jornada para a nuvem. No entanto, se bem planejado, estes pontos vistos como negativos podem ser transformados em pontos positivos.

Antes de iniciar a jornada para nuvem, é importante entender esses pontos, como diz o ditado “Conheces teus inimigos e conheça a ti mesmo”. O mesmo se aplica para nuvem ou qualquer outra mudança tecnológica que venham se aplicada na empresa. Compreender as possíveis barreiras que possam surgir e se antecipar à elas, facilitará o processo como um todo. Confira alguns deles.

  1. SEGURANÇA

A segurança é o que mais causa hesitação para maioria das empresas quando se trata de levar o ambiente para nuvem. Entretanto, a nuvem pode ser muito mais segura do que os ambientes que a maioria das organizações são capazes de construir em seus próprios datacenters.

Na verdade, a segurança é um dos maiores responsáveis pela satisfação na nuvem. Pois os provedores de nuvem fazem um alto investimento em tecnologia e controles que resultam em segurança rígida para as empresas.

Leia também os Mitos e Verdades do Cloud 

  1. TAMANHO ÚNICO

Outro ponto é a abordagem muitas vezes feitas por alguns possíveis parceiros que é “tamanho único”. Porém não existe um ambiente de nuvem que seja perfeito para todas os tipos de negócio. Isso varia de empresa para empresa e precisa ser planejado conforme as necessidades do negócio. O próprio player disponibiliza diversas opções de um mesmo serviço.

Para começar o processo de jornada para nuvem, faça um levantamento das necessidades de seu negócio de forma cautelosa e, a partir disso, busque fornecedores que atenderam suas demandas específicas. Evite fornecedores que ofereçam a você uma solução de “tamanho único”, porque isso acaba com a principal vantagem da nuvem que é a flexibilidade inerente.

  1. LIFT AND SHIFT

Lift and Shift é o uso da mesma tecnologia que se utiliza em ambiente On-premises. Muitos fornecedores de serviço para nuvem tem um discurso de migrar tudo para um novo ambiente em nuvem. Isso significa que esses fornecedores usam a mesma tecnologia que usariam em uma infraestrutura on-premises, e simplesmente movem estas arquiteturas rígidas e pesadas para a nuvem. Mesmo sendo possível fazer isso, não é recomendável.

A nuvem oferece muito mais flexibilidade, escalabilidade e agilidade do que uma infraestrutura on-premises – e é preciso uma tecnologia que seja otimizada para esse ambiente. Aplicar a tecnologia on-premises na nuvem, é ir contra a própria natureza da nuvem. O resultado: custos maiores, mais recursos necessários para fazer backup de tudo e menos vantagens da nuvem para seu negócio.

  1. REJEIÇÃO DOS COLABORADORES

Novas tecnologias sempre assustam no início e provocam uma rejeição dos colaboradores por motivos como falta de conhecimento, dificuldade no aprendizado, comodismo, desinteresse entre outros. Para isso é importante planejar e envolver os colaboradores desde o início, para que eles entendam a importância da migração e os benefícios que trará para os negócios.

Veja nosso post Saiba como ter sucesso na jornada para a nuvem  e entenda mais como mitigar esse problemas.    

  1. FALTA DE CONHECIMENTO DA EMPRESA

Muitas vezes o inimigo é a própria empresa que por falta de conhecimento possui alguns preconceitos referente a nuvem como acreditar que o ambiente seja inseguro, que envolve altos investimentos e que gera muita dificuldade na migração.

Antes de iniciar qualquer processo, é importante que os envolvidos entendam o ambiente em nuvem e como funciona o processo de jornada. Esse entendimento é de suma importância principalmente na alta gestão, pois deverão ser os apoiadores da mudança.

Nesta etapa você já pode contar com a ajuda do parceiro que fará a migração para apresentar como funciona a nuvem e tirar possíveis dúvidas.

Confira também nosso post sobre as 6 vantagens do ambiente em Cloud Computing 

Ainda está com dúvidas para realizar a jornada para a Cloud? A equipe da Microservice pode lhe ajudar a encontrar a melhor opção para a sua empresa. Conheça nossa solução aqui ou entre em contato com nossos especialistas.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072