Microsoft New Commerce Experience: entenda as mudanças de 2022

Tempo de leitura: 12 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde!

A Microsoft anunciou que o Microsoft New Commerce Experience (NCE) passará a ser o novo modelo para comercialização de contratos dentro das modalidades do programa CSP, a fim de modificar a maneira como as organizações compram as licenças e contratam serviços pela Microsoft.

A plataforma tem o objetivo de reduzir a complexidade e proporcionar economia de custos para compromissos de longo prazo, ao mesmo tempo que integra novos recursos para aprimorar o Cloud Solution Provider (CSP), programa de licenciamento de serviços e softwares que oferecem mais controle e gerenciamento das licenças Microsoft aos provedores.

A empresa comunicou também que algumas mudanças, como alterações em preços de licenças entraram em vigência a partir de março de 2022.  Acompanhe este material e entenda as mudanças.

Mudanças no Microsoft New Commerce Experience

A Microsoft inseriu novas diretrizes de comercialização com o NCE sobre como os usuários podem adicionar e remover licenças de uma assinatura em seus respectivos planos. Entenda os detalhes a seguir:

Características gerais:

  • Possibilidade de upgrades entre edições ou entre licenças de mercados SMB para Enterprise, assim como será permitido aumentar a quantidade de licenças durante a vigência da assinatura;
  • Renovação programada, podendo optar por renovar automaticamente ou de forma manual;
  • Não é possível realizar downgrades (ir para uma edição inferior ou passar de licenças Enterprise para SMB durante a vigência do contrato);
  • Valores das licenças em reais BRL.

Há três períodos de vigência das assinaturas: mensal, anual e multianual.

Mensal – Opção que oferece a maior flexibilidade

  • Compromisso mensal com a Microsoft;
  • As assinaturas com termos mensais terão um valor 20% maior que as assinaturas com termos anuais ou multianuais;
  • Upfront: pagamento antecipado à vigência da assinatura.

Anual – Garantia de preço durante 1 ano

  • Compromisso anual;
  • Opções de cobrança mensal ou anual;
  • Upfront: pagamento antecipado à vigência da assinatura;
  • Garantia do valor fixada durante 1 ano (não sofre alterações de preço caso a Microsoft venha a mudar o preço em lista).

Multianual – Garantia de preços para assinatura de softwares de até 3 anos

  • Vigência somente disponível para softwares como SQL, Windows Server, Cals de Acesso, RDS e licenças do Dynamics;
  • Cobrança anual ou pagamento à vista upfront (antecipado à vigência da assinatura).

Além disso, de acordo com a empresa, os preços em reais aumentaram em 12% tanto para seus serviços online (cloud) quanto em software comercial (on-premise) em março de 2022. O reajuste no Brasil foi adicionado enquanto estavam sendo alinhadas às mudanças de preços globais.

É importante ressaltar que os clientes brasileiros, que compram em reais, continuarão a encontrar as ofertas altamente competitivas de nuvem da Microsoft.

Este é o primeiro aumento de preço significativo desde o lançamento do Microsoft 365 e reflete o valor da inovação que a empresa adotou ao longo dos anos. Contudo, não importa qual plano uma empresa escolha, com as licenças Microsoft pelo NCE (mensal, anual ou multianual), desde março de 2022 todas irão pagar um valor a mais pelos serviços.

Outras datas importantes para o NCE da Microsoft

Março de 2022 – Todas as novas assinaturas devem ser adquiridas através do NCE (clientes Legacy CSP com assinaturas ativas poderão terminar seus contratos existentes e realizar movimentações normalmente, além de renovar em mais um ano dentro do Legacy).

Junho de 2022 – Não haverá mais a possibilidade de renovar suas assinaturas dentro do modelo Legacy e os clientes deverão renovar suas assinaturas no modelo do New Commerce para continuar com a utilização das licenças.

Junho de 2023 – Todas as licenças restantes no Legacy CSP deverão ser movidas para o Microsoft New Commerce Experience.

Como o Microsoft New Commerce Experience impacta a sua empresa?

O modelo de comercialização dispõe de novos recursos, benefícios e ofertas para parceiros e clientes SMB e Enterprise, a fim de garantir uma melhor experiência em todos os níveis do ciclo de compra de licenças Microsoft.

Além disso, ajuda a eliminar inconsistências entre os programas de vendas Microsoft, como a disponibilidade de certas ofertas e benefícios em contratos corporativos.

Para muitas empresas, a mudança de comercialização de serviços e licenças do programa CSP é um desafio e cria uma necessidade de decisão a ser tomada dentro das organizações.

Este modelo de comercialização das modalidades do CSP foi lançado pela primeira vez na modalidade de serviços baseados em consumo, referente ao Microsoft Azure, em 2019. Agora, a empresa introduziu a modalidade de serviços baseados em licenças, onde há comercialização do Microsoft 365 e muitas outras plataformas.

👉 Confira como a empresa Klassmatt Integra faz conquista redução de custos e melhor gestão de licenças com a migração para Microsoft 365.

De fato, as mudanças exigem ajustes de processos, desenvolvimento de conhecimento, habilidades e resiliência. É uma alteração que parece transgressora, mas trata-se de uma iniciativa inovadora para elevar os processos, gerar previsibilidade e garantia de compromisso entre as partes envolvidas.

Isso porque o New Commerce Experience contribui para as organizações se prepararem para o crescimento futuro através da previsibilidade de receita aprimorada, flexibilidade de licenciamento de acordo com a vigência da assinatura, diversas opções de planos e recursos que garantem melhores resultados de negócios e operacionais.

Mais do que isso, a vinda do NCE também é uma boa oportunidade para auditar as licenças atuais que uma empresa tem, a fim de assegurar que não está pagando por produtos que não precise ou não seja utilizado na operação.

A Microservice pode ajudar você!

A Microservice é parceira certificada da Microsoft e habilitada a licenciar serviços e softwares em diferentes formatos, além de soluções em nuvem. Com atendimento personalizado, entendemos as demandas da sua empresa e as transformamos em resultados reais no dia a dia.

👉 Precisa de ajuda para lidar com as licenças no Microsoft New Commerce Experience? Converse com um de nossos especialistas!

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail