O que é Microsoft 365: entenda as vantagens e conheça os planos

Tempo de leitura: 12 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde!

Você sabe como o Microsoft 365 eleva a produtividade das equipes dentro das empresas?

Ferramentas como Excel, PowerPoint e Microsoft Teams fazem parte da rotina de trabalho das organizações. Entretanto, o Office 365 é baseado em computação na nuvem e torna a operação mais produtiva.

Com uma ampla gama de recursos e planos para diferentes negócios, a ferramenta é vantajosa tanto para grandes corporações, quanto para empresas de médio e pequeno porte.

Neste artigo, esclarecemos todas as dúvidas sobre a ferramenta e os modelos de contratação. Acompanhe!

O que é o Microsoft 365?

Muito mais do que um simples produto, o Microsoft 365, antes chamado de Office 365, é um serviço de assinatura em nuvem que reúne as tradicionais aplicações do pacote Office. Com a introdução de novos recursos de produtividade, ele otimiza o trabalho colaborativo nas empresas.

Em outras palavras, estamos falando do upgrade do Office 365: a suíte de produtividade em cloud da Microsoft que conta com a grande vantagem de ter acesso remoto.

Isso significa que o Microsoft 365 permite acessar ferramentas via internet e de qualquer dispositivo. Além disso, a ferramenta assegura atualizações automáticas dos recursos, sempre que uma nova versão é lançada.

O modelo de assinatura também facilita a aquisição. Se antes era preciso possuir Licenciamento Microsoft ou fazer compras pontuais, agora basta assinar o serviço via pagamentos mensais para utilizar as ferramentas tradicionais e os novos recursos.

As novas aplicações incluem videoconferências em alta resolução, serviços de e-mail corporativo, gerenciamento de tarefas e armazenamento extra no One Drive, o sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft.

👉 Conheça as diferenças sobre armazenamento em nuvem e backup em nuvem.

Vantagens do Microsoft 365?

  • Mais produtividade e colaboração

Os serviços em nuvem de produtividade do Microsoft 365 facilitam a localização de documentos, simplificam o armazenamento de arquivos e agilizam a comunicação com o time. Esses recursos otimizam o tempo de trabalho dos colaboradores e maximizam a produtividade no dia a dia.

Por sua vez, a facilidade de colaboração na equipe é outro ponto forte, uma vez que as funcionalidades permitem compartilhar informações com praticidade e acesso remoto aos arquivos de qualquer lugar.

  • Segurança

Ao contrário do que se pode imaginar, a praticidade do trabalho online e o armazenamento em nuvem não comprometem a integridade dos dados. Com o Microsoft 365, as informações corporativas são alocadas em datacenters que cumprem rigorosos padrões de cibersegurança.

O rigor da segurança garante maior proteção contra panes técnicas, perdas e falhas de equipamentos. É possível, ainda, proteger a empresa de ameaças cibernéticas e dados dos clientes.

  • Redução de custos

O Microsoft 365 proporciona excelente custo-benefício, principalmente quando consideramos os gastos isolados de diferentes ferramentas corporativas, pois une as principais aplicações necessárias para a rotina de trabalho em um único serviço.

Isso reduz custos com automação, governança de TI e segurança e consolida gastos com fornecedores. Além disso, as diversas opções de planos possibilitam contratar um serviço sob medida para as necessidades de cada negócio.

  • Facilidade de armazenamento

O Office 365 oferece armazenamento a partir de 1 TB no OneDrive para cada usuário. Um espaço ideal para armazenar altos volumes de documentos e arquivos, de maneira centralizada, segura e mais acessível.

  • Tomada de decisões inteligentes

Com um aplicativo personalizado, automações integradas e insights poderosos, o Microsoft 365 possibilita aumentar a eficiência de cada colaborador e simplificar diversos processos comerciais.

Desse modo, os funcionários tomam decisões inteligentes com mais rapidez. A exemplo disso, de acordo com o estudo “O Impacto Econômico do Microsoft 365”, da Forrester, é possível economizar 12.500 horas em atividades de distribuição por meio de processos comerciais simplificados.

Créditos da imagem: Ed Hardie

Quais são as principais ferramentas do Microsoft 365?

  • Aplicativos do Pacote Office

A equipe pode usufruir de todos os aplicativos do Office para instalação em desktops, notebooks, smartphones e outros dispositivos: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e Access.

  • Microsoft Teams

Promovendo uma comunicação altamente eficiente, o Teams conta com chat, recursos para reuniões online, videoconferências e o compartilhamento de desktops com equipes internas e remotas.

  • OneDrive for Business

O OneDrive oferece capacidade a partir de 1TB por usuário para o armazenamento de documentos, além de contar com recurso de backup e sincronização entre a nuvem e o computador, o que permite continuar o trabalho off-line e acessar os dados de qualquer lugar.

  • Exchange Online

Com caixa postal a partir de 50 GB por usuário, o Exchange é o serviço de e-mail corporativo da Microsoft, incluindo ferramentas de segurança avançada.

  • SharePoint

O SharePoint permite criar sites com recursos colaborativos avançados para gerenciar documentos e dados. Totalmente personalizável, a plataforma conta com intranet (para comunicação interna) e extranet.

Saiba Mais 👉 SharePoint: o que é, funcionalidades e benefícios da plataforma

Conheça os planos oferecidos

Para pequenas e médias empresas, o Microsoft 365 é oferecido nas seguintes opções:

  • Microsoft 365 Business Basic

Mais econômico, esse plano é recomendado para os negócios que desejam contratar somente os serviços de nuvem do Microsoft 365. Por esse motivo, é bastante interessante para as empresas que já possuem licenças para os aplicativos Office e desejam implementar os recursos de produtividade em cloud da Microsoft.

  • Microsoft 365 Business Standard

Além de disponibilizar todas as ferramentas do plano Basic, a modalidade Standard contempla os aplicativos Office para instalação em desktops e notebooks.

  • Microsoft 365 Business Premium

A versão Premium é indicada para as organizações de médio porte que demandam ferramentas de gerenciamento de dispositivos e recursos de segurança avançada.

É importante ressaltar que todos os planos citados acima não necessitam de Licenciamento Microsoft e oferecem armazenamento de dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Saiba mais 👉 Entenda quais são as bases legais LGPD

Por sua vez, as modalidades destinadas as organizações de grande porte são:

  • Microsoft 365 E3

O plano abrange as melhores aplicações de produtividade da classe, aliando-as a recursos de segurança avançada e conformidade para o negócio.

  • Microsoft 365 E5

Além das funcionalidades do plano E3, o Microsoft 365 E5 oferece experiências avançadas de reuniões (com recursos de chamada sofisticados) e ferramentas de análise e insights.

  • Microsoft 365 F3

O plano F3 para grandes empresas permite capacitar a equipe com aplicativos de produtividade e serviços de nuvem que elevam a qualidade do trabalho.

Como contratar o Microsoft 365 e alavancar a produtividade do time?

Aliando segurança de ponta, máxima produtividade, serviços em nuvem e toda a tradição dos melhores aplicativos do segmento, o Microsoft 365 atende e beneficia o ambiente de trabalho de empresas de todos os portes.

Para te ajudar ao longo de todo o processo de escolha dos planos, aquisição e implantação das ferramentas, a Microservice conta com especialistas em soluções Microsoft que podem te orientar da melhor forma para conquistar seus objetivos.

👉 Fale com um de nossos especialistas e descubra qual o melhor plano para o seu negócio.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail