O AIOps (Artificial Intelligence for IT Operations) foi o conceito criado pelo especialista Gartner para descrever a mudança de paradigma necessária nas operações de T.I. com finalidade de suportar a transformação digital.
As plataformas de AIOps focam em dois componentes principais: BigData e Machine Learning com capacidade de identificar automaticamente e reagir a problemas em tempo real. Com o uso da inteligência artificial usa a automação para aprimorar e substituir parcialmente uma ampla gama de processos e tarefas de operações de TI, incluindo disponibilidade e monitoramento de desempenho, correlação e análise de eventos e automação e serviço de TI.
O AIOps não é mais uma opção, é uma necessidade para empresas com ambientes dinâmicos e complexos, pela sua capacidade de lidar com estes ambientes e o baixo MTTR (Mean Time To Repair) nas operações de T.I.
Onde se aplica o AIOps?
O AIOPS pode ser aplicado na infraestrutura com um todo:
- Backup
- Banco de dados
- Clusters de Alta disponibilidade
- Gestão de identidade
- Gestão de atualizações
- Operações
- Cliente pode contratar para todo o ambiente, ou apenas algo especifico
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Vantagens do AIOps
Com o uso da Inteligência Artificial nas suas operações de T.I, você terá sua equipe de T.I mais focada nas estratégias do negócio, enquanto as ações operacionais do dia a dia são realizadas de forma automatizada, garantia da execução das tarefas conforme planejada, disponibilidade, visibilidade, produtividade, redução de custo e continuidade do negócio.
Veja outras vantagens do uso de Inteligência Artificial no seu ambiente de T.I.:
- Automação e ações e massa
- Alertas e notificações automáticas
- Healthcheck de hardware e software
- Monitoramento de equipamentos físicos e virtuais
- Monitoramento de desempenho
- Manutenção em segundo plano
- Agendamento de atividades automatizadas
- Monitoramento de performance e QoS da rede
- Visibilidade da origem ao destino de um pacote através da rede lan e wan, com identificação de caminhos, nós e problemas
- Active Discovery de dispositivos
- Gerenciamento de patchs;
- Análise preditiva de problema em potencial;
- Diagnóstico de Causa Raiz;
- Capacity Plan do ambiente.
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O principal objetivo de AIOps é melhorar a eficácia da T.I e tornar a vida dos profissionais mais simples em meio a transformação digital. Na Microservice utilizamos o AIOPS e entre os resultados obtidos temos 85% das atividades cotidianas automatizadas, redução de 80% no MTTR (Mean Time to Repair), 90% dos atendimentos resolvidos numa única interação do cliente e início de atendimento em até 5 minutos após abertura do incidente.
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