Perda de dados: 6 impactos negativos para as empresas

Tempo de leitura: 9 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde!

A perda de dados é uma adversidade a que toda empresa está sujeita e pode resultar em um efeito dominó de consequências desastrosas, ainda mais quando não há mecanismos de proteção e recuperação.

Ela acontece quando as informações são excluídas acidentalmente ou algo faz com que os dados sejam corrompidos. Vírus, danos físicos ou erros de formatação podem torná-los ilegíveis para os usuários de softwares, o que afeta a operação de negócios.

Além disso, a perda de dados resulta em gastos com tempo e dinheiro para restaurar ou recuperar informações essenciais para a empresa. Segundo o último relatório de violação de dados da Ponemon Institute, esta adversidade custa por volta de 4 milhões de dólares às organizações.

Tudo isso causa grandes impactos negativos na saúde financeira dos negócios. Confira os principais deles!

Impactos negativos da perda de dados para os negócios

  1. Interrupção de produtividade

A produtividade é o primeiro elemento a ser atingido quando uma organização perde seus dados, seja por uma interrupção não planejada, falha de hardware/software ou um ataque cibernético. Isso porque leva muito tempo para recuperar os arquivos, o que impacta na inatividade da operação.

  1. Multas e penalidades da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras de segurança da informação para coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Conforme a lei, as empresas que sofrerem perda de dados por não cumprirem os requisitos podem sofrer multas de 2% do faturamento, com limite de R$50 milhões.

  1. Danos à reputação

Se uma empresa não pode atender seus consumidores ou acaba nas manchetes devido a um incidente de perda de dados, a publicidade negativa prejudica sua reputação no mercado. Isso significa que a organização terá uma imagem de quem não cuida das informações pessoais dos usuários e clientes.

  1. Perda de clientes

A fidelidade dos clientes também é prejudicada após um vazamento de dados, especialmente se as informações e a privacidade deles forem afetadas. Isso pode afetar a confiança construída com eles ao longo do tempo e estimular os consumidores a levar seus negócios para os concorrentes.

  1. Falha permanente nos negócios

O pior resultado possível é a falência – como aconteceu com a Lincoln College, uma tradicional universidade americana que fechou as portas após 157 anos de atividade. O motivo do fechamento foi um ataque cibernético que causou impacto direto na admissão de novos alunos e, consequentemente, afetou a entrada de novos recursos financeiros. A solução do problema levou quase quatro meses, mas já era tarde demais. Entretanto, apesar dos impactos financeiros e custos ocultos da perda de dados, é possível se recuperar de desastres.

  1. Perda de controle de processos

Quando uma empresa sofre perda de dados, pode levar semanas de paralisação (downtime). Por exemplo, se as aplicações de e-commerce e todos os dados de seus clientes sumirem e a empresa não tiver uma cópia segura, os negócios sofrerão inatividade.

👉 Entenda porque é importante priorizar a gestão de senhas na sua empresa. 

Importante ressaltar que a maioria dos impactos por vazamentos de dados ocorre quando não há mecanismos de proteção e configuração de um plano de backup eficiente.

Medidas de segurança da informação para evitar perda de dados

Sistema de backup

A maneira mais eficaz de evitar a perda de dados nos negócios é implementar um bom sistema de backup de todos os seus arquivos e documentos. Esta medida consiste em ter pelo menos uma cópia adicional de todos os dados importantes.

Ou seja, em casos de arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana, o sistema de backup permite que esses arquivos continuem armazenados na ferramenta, garantindo muito mais proteção e integridade a dados importantes.

Nuvem

O armazenamento em nuvem é uma das melhores alternativas para evitar a perda de dados. Essa tecnologia permite a transferência, o gerenciamento e o armazenamento de dados sem utilizar infraestrutura física, pois baseia-se nos Protocolos de Internet (IP).

Com isso, é possível obter uma série de vantagens, como:

  • Acesso rápido e remoto;
  • Maior espaço para armazenamento;
  • Menos riscos de travamento;
  • Otimização de processos;
  • Redução de custos;
  • Automação de backup;
  • Dentre outros.

Terceirização

A recuperação de dados pode ser mais eficaz com suporte de empresas especializadas em segurança da informação e tecnologia. Elas ajudam a examinar o armazenamento de hardware para recuperação de dados excluídos e também a restaurar os corrompidos.

Contudo, independentemente do modelo escolhido para realizar o backup de dados, é essencial certificar-se de que ele seja feito corretamente antes que ocorra uma perda catastrófica de dados.

Por isso, realizar testes periódicos é crucial para garantir que os arquivos estejam formatados corretamente e que haja espaço para armazenar os dados no sistema de backup.

Além do backup que é sempre crucial, há outras técnicas para evitar a perda de dados na empresa. Confira!

Outras medidas para evitar perda de dados na empresa

Controle o acesso dos usuários: todos os funcionários que trabalham com dados devem ser devidamente treinados sobre confidencialidade e privacidade. A empresa deve implementar políticas e ferramentas para evitar mau uso, erro e acessos não autorizados.

Programas de segurança da informação: além de antivírus e proteção de firewall, é essencial contar com programas, como DLP (data loss prevention), a fim de evitar que vírus e malware infectem o sistema da empresa.

BitLocker: é uma ferramenta de criptografia desenvolvida pela Microsoft. O recurso permite criptografar o disco rígido do computador, garantindo proteção a documentos e arquivos contra o acesso não autorizado.

Os gestores devem ter em mente que entender as medidas apropriadas a serem implementadas é essencial para garantir que os dados sejam seguros e recuperáveis, a fim de evitar que as organizações sofram os impactos listados acima.

Como a Microservice pode ajudar você!

A Microservice dispõe de uma equipe de especialistas e as melhores tecnologias para seu modelo de negócio. Ajudamos a otimizar sua operação a partir do amplo portfólio de produtos, serviços e soluções.

Com atendimento personalizado, entendemos as demandas da sua empresa e contamos com soluções e serviços de ponta para evitar perdas de dados no seu negócio.

👉 Precisa de ajuda para implementar backup e evitar perda de dados?  Converse com um de nossos especialistas!

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail