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Sabemos que a transformação digital trouxe muitos benefícios e facilidade à vida das pessoas e aos negócios. Mas, em contraponto, também aumentaram os números de ataques cibernéticos e a necessidade de garantir a segurança da informação. Nesse processo, o usuário é fator crucial, já que lida com dados diariamente e pode ser a porta de entrada para uma invasão.
Segundo o Gartner, 70% dos incidentes de segurança se iniciam na empresa. Um exemplo é o caso do Yahoo, que perdeu milhões de dólares devido a um vazamento de dados que iniciou com um e-mail de phishing. Em outros exemplos, considerados os cinco maiores do mundo, temos como alvos de phishing o CEO de uma grande companhia aérea e, até mesmo, uma empresa especializada em segurança.
A Microsoft aponta em seu relatório de segurança que 91% dos ciberataques e violação de dados iniciam com um e-mail de phishing. E que 81% dos ataques de hackers iniciaram com senhas roubadas e/ou fracas.
O detalhe é que as estratégias utilizadas pelos hackers são consideravelmente simples, elaboradas a partir de técnicas de engenharia social, como envio de um convite de amizade em uma rede social, ao qual o usuário fornece as informações necessárias para que o cibercriminoso tenha êxito no ataque. Por isso, a conscientização do usuário é tão importante para mitigar possíveis ataques, e deve ser prioridade em qualquer empresa.
Créditos: Campaign Creators
Como conscientizar sua equipe sobre a segurança da informação?
Não basta que as empresas invistam em soluções de segurança se os próprios colaboradores não entendem a importância da segurança da informação para a continuidade e integridade dos negócios.
Assim, para evitar que seus colaboradores sejam vítimas de phishing ou contribuam, mesmo que de forma indireta, para facilitar outros ataques, preparamos sete dicas que vão ajudar a conscientizar sua equipe. Confira:
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Envolva a alta gestão da empresa
O primeiro passo para ter sucesso na governança da segurança da informação é o envolvimento da gestão da empresa: diretores, gerentes e coordenadores. O processo deve começar de cima para baixo, para que todos entendam a importância da segurança da informação e estejam envolvidos no processo.
O apoio da gestão contribui para a definição dos pontos a serem abordados, definição de prioridades, investimentos, entre outros. Também proporciona, consequentemente, uma maior aderência dos colaboradores.
Ou seja, com a alta gestão consciente sobre a importância de adotar cuidados relativos à segurança da informação, fica muito mais fácil repassar essa ideia para frente.
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Defina uma Política de Segurança da Informação
Antes de iniciar uma campanha de conscientização, é importante desenvolver uma Política de Segurança da Informação, isso é, um guia que deixará claro para todos os procedimentos adotados pela empresa e como proceder caso identifique algo suspeito.
A política de segurança da informação deve abordar o que é permitido ao usuário, regras internas e definir práticas que garantam a segurança das informações de negócios. Adotar práticas simples, como a Gestão de Senhas, auxilia na proteção da empresa, já que o phishing é apenas o início para o roubo de dados.
Não esqueça de dar uma atenção aos dispositivos móveis, um dos desafios atuais das empresas em relação à segurança. Com a adoção cada vez mais comum do “Bring Your Own Device”, é fundamental ter uma política de segurança específica sobre estratégias de BYOD.
Com esse guia ao acesso de todos os colaboradores, qualquer membro da equipe pode se informar de maneira assertiva, esclarecer dúvidas e entender como agir para evitar potenciais riscos. Mas, para isso, lembre-se de elaborar uma política completa, estratégica e realmente eficaz.
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Busque parcerias internas para conscientização
Sempre que possível, a alta gestão deve manter-se atuante em relação às questões de segurança da informação. Contudo, sabemos que o foco no core business pode levar muito tempo.
As áreas como Recursos Humanos e Marketing podem apoiar na conscientização dos colaboradores por já possuírem expertise no assunto. Conscientizar o colaborador sobre a importância da segurança da informação é similar a outras campanhas de conscientização que já devem ocorrer na empresa, como economizar energia, cuidados com o meio ambiente, saúde e a própria segurança física.
Esses profissionais podem oferecer apoio na criação de ações, campanhas e materiais de apoio para sensibilizar as equipes. Tudo isso ajuda a oferecer uma base maior e ampliar o conhecimento de todos os colaboradores sobre a importância da segurança da informação.
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Invista em uma parceria externa
Já diz o ditado “santo de casa não faz milagre”. É importante avaliar o conhecimento que se possui sobre o assunto e analisar a necessidade de contratar uma empresa especializada no assunto. A empresa poderá estar envolvida desde o início, no desenvolvimento da política de segurança da informação, já que possuem experiência no assunto e conhecimento das melhores práticas de mercado.
Além disso, um olhar externo contribuirá para uma análise mais detalhada do ambiente e da segurança da empresa, podendo encontrar pontos de vulnerabilidade e ameaças não visualizadas pelos profissionais internos, já que esses estão envolvidos no dia a dia do negócio.
Por fim, uma parceria externa permite que cada setor foque realmente em realizar suas funções principais. Assim, é possível que a alta gestão e outros departamentos, como Marketing, área de TI e RH, tenham mais tempo para se dedicar ao core business da empresa, sem perder a produtividade.
Confira também: 5 tendências em segurança da informação para 2023
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Realize treinamentos contínuos sobre segurança
Créditos: Annie Spratt
Reúna os colaboradores e explique porque a empresa precisa da colaboração de cada um deles. Exemplifique com casos reais e pessoais, comparando com a própria segurança dele, seja virtual ou física, e os danos que sofrer um assalto podem ocasionar. Seja simples, conciso e objetivo.
Como comentamos, os ataques cibernéticos realizados têm uma abordagem simples, e com os usuários treinados, aumenta a possibilidade da identificação do ataque. Um bom treinamento é capaz de gerar mudanças no comportamento do usuário.
Os treinamentos devem ser contínuos e recorrentes para atingir tanto os novos colaboradores quanto relembrar os usuários antigos sobre a importância da segurança da informação.
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Teste e prepare seus colaboradores
Compartilhar conhecimento, realizar treinamentos e adotar outras estratégias são ótimas alternativas para conscientizar os colaboradores. Mas nada melhor do que testar na prática como eles podem reagir diante de possíveis ataques virtuais.
Por isso, vale a pena simular ataques para preparar seus colaboradores para possíveis situações reais. Testes de phishing, intrusão e vulnerabilidade podem ser realizados de forma simulada, segura e muito similar ao ataque real. Dessa forma, o colaborador desenvolve um senso mais crítico referente à segurança da informação e identificação de falsos e-mails.
Os testes também contribuem para que você tenha visibilidade das vulnerabilidades e ameaças que a empresa está suscetível. A partir dos resultados dos testes, você poderá ter um plano de ação para aplicar na empresa e, até mesmo, contribuir para a construção da política de segurança da informação.
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Mantenha a equipe atualizada
Novos ataques surgem constantemente e é importante repassar essas informações aos colaboradores. Não basta realizar apenas um treinamento ou elaborar uma política interna sem atualização constante, afinal há sempre novas estratégias sendo criadas por cibercriminosos.
Compartilhe com os colaboradores dicas periodicamente, apresente os modelos frequentes de spear phishing, ensine-os como identificar os e-mails mal-intencionados e a se questionarem antes de abrir um link e inserir suas credenciais.
Conclusão
Quanto mais conscientes estiverem os colaboradores sobre a importância da segurança da informação e seu papel nesse processo, mais protegida estará a empresa. Por isso, não abra mão de um bom plano de conscientização aos seus colaboradores. Elabore, ensine, converse, faça testes periódicos e garanta que os dados do seu negócio estarão seguros em casos de ameaças ou ataques hackers.
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