Tempo de leitura: 10 minutos
Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde!
À medida que a mobilidade híbrida cresce no cenário organizacional, as empresas passam a enfrentar desafios cada vez mais complexos em termos de produtividade. O estudo “Work Trend Index Pulse Report – Hybrid Work Is Just Work. Are We Doing It Wrong?” realizado pela Microsoft comprova que essa realidade é bastante palpável.
Os dados revelam que a mobilidade híbrida tem criado uma desconexão crescente entre líderes e colaboradores. As principais divergências entre os dois grupos estão relacionadas ao conceito de produtividade, autonomia e responsabilidades, benefícios da flexibilidade e papel do escritório.
Para contornar esse cenário, a Microsoft lançou novos recursos pensados para otimizar o trabalho híbrido e contribuir com o aumento da produtividade. Continue a leitura e saiba mais!
Desafios da modalidade híbrida
Créditos: Bench Accounting
Os líderes precisam entender um fato urgente: o trabalho já não é apenas um lugar, mas uma experiência que precisa transcender o tempo e espaço. Nessa nova realidade, os colaboradores devem estar empenhados, conectados e motivados, independente do local de trabalho.
O desafio das empresas envolve atender às grandes e novas expectativas dos colaboradores e, ao mesmo tempo, buscar aumentar os resultados de seus negócios em uma economia imprevisível.
O relatório Work Trend Index Pulse revela três medidas urgentes que os líderes devem adotar:
Acabar com a paranoia da produtividade
De acordo com os dados, 87% dos colaboradores afirmam ser produtivos no trabalho – seja presencial ou home office. No entanto, 85% dos líderes dizem que a mudança para a mobilidade híbrida criou um desafio de confiança.
Os líderes precisam promover maior clareza e alinhamento em torno dos objetivos da empresa e, sobretudo, ouvir seus colaboradores. Para se ter uma ideia, 57% das empresas raramente, se é que alguma vez, recolhem o feedback dos colaboradores.
Aceitar que as pessoas vão ao escritório para socializar
O trabalho em si não é o único motivo que faz os funcionários irem ao escritório. 73% dos colaboradores dizem que precisam de uma razão melhor para ir trabalhar presencialmente do que as expectativas da empresa. Por outro lado, estariam motivados a ir se pudessem socializar com os colegas de trabalho (84%) ou reconstruir laços de equipe (85%).
“Re-recrutar” os colaboradores
Mais da metade (55%) dos colaboradores entrevistados afirmam que a melhor maneira de desenvolver e aprimorar suas competências é mudando de empresa. Contudo, também preferem ficar mais tempo na mesma organização se fosse mais fácil mudar de funções internamente (68%) ou se pudessem beneficiar mais da aprendizagem e do apoio ao desenvolvimento (76%).
Tendências de tecnologia para a mobilidade híbrida
Para solucionar esses desafios e garantir maior produtividade na mobilidade híbrida, a Microsoft vem lançando novas funcionalidades em suas plataformas, principalmente, no Microsoft Viva e Microsoft Teams. Conheça algumas tendências que você pode adotar em sua organização:
Microsoft Viva
Viva Pulse: permite obter feedback regular e confidencial sobre a experiência da sua equipe. A funcionalidade ajuda a identificar o que está funcionando para os colaboradores e onde se deve concentrar, além de disponibilizar sugestões de aprendizagem e ações para responder às necessidades da equipe.
Viva Amplify: é uma aplicação para capacitar líderes e comunicadores para que suas mensagens cheguem com consistência e impacto aos colaboradores. A funcionalidade centraliza campanhas de comunicação, orienta para melhorar a escrita de mensagens, oferece insights e permite a publicação através de múltiplos canais e grupos no Microsoft 365.
Answers in Viva: utiliza Inteligência Artificial (IA) para corresponder às questões dos colaboradores com as respostas de especialistas em toda a organização.
People in Viva: utiliza IA para criar cartões de perfil detalhados com os interesses, conhecimentos e objetivos da equipe para ajudar os colaboradores a se conectarem mais facilmente.
Viva Engage: é um espaço desenvolvido para convidar os colaboradores a interagir diretamente com os líderes, visando partilhar ideias e perspectivas, participar em iniciativas da organização, etc.
Viva Goals: auxilia as organizações a alinhar o trabalho dos colaboradores com os resultados do negócio. Essa funcionalidade traz integrações em outras ferramentas, como no Microsoft Teams para verificar Objetivos e Resultados-chave (OKRs), uma extensão em Azure DevOps para completar tarefas, conexão a conjuntos de dados no Power BI para monitorar KPIs e resultados-chave e integrações com o Microsoft Planner e Microsoft Project para atualizações automáticas da gestão de projetos.
Viva Sales: reúne o CRM de um vendedor com o Microsoft 365 e Teams para proporcionar uma experiência de venda mais racionalizada e com recursos de IA.
Microsoft Teams
Créditos: Dimitri Karastelev
Teams Connect: são canais compartilhados que permitem a colaboração com pessoas dentro e fora da organização a partir de um espaço de trabalho compartilhado.
Front Row: um novo layout de reunião para salas do Teams que visa preencher a lacuna entre espaços de trabalho digitais e físicos.
Câmera inteligente do Microsoft Surface Hub 2: alimentada por Inteligência Artificial, ajusta dinamicamente o feed de vídeo do Teams e fornece aos membros remotos uma visão mais dinâmica das interações na sala.
Interpretação de linguagem: permite converter o que o orador diz em outra língua em tempo quase real. O organizador da reunião poderá atribuir intérpretes e selecionar até 16 combinações de idiomas de origem e destino, enquanto os participantes poderão ouvir a tradução.
Microsoft Whiteboard: oferece um rico conjunto de recursos, como cursores de colaboração, reações contextuais e capacidade de abrir lousas existentes e colaborar com colegas externos nas reuniões do Teams.
Confira também 👉 Home office | 5 motivos para usar o Microsoft Teams
Conclusão
A mobilidade híbrida trouxe inúmeros desafios às organizações, mas é uma realidade que está em alta e deve se acentuar ainda mais nos próximos anos. Para otimizar a produtividade da equipe, é preciso alinhar habilidades humanas às novas tecnologias que facilitem o trabalho.
Assim, é possível assegurar que sua equipe esteja engajada e com alto grau de produtividade, em qualquer local de trabalho. E você, está preparado para implementar novas ferramentas e aumentar os resultados da sua empresa?
👉 Fale com um de nossos especialistas e comece já!