windows server 2012

Windows Server 2012: entenda as diferentes versões do sistema

Tempo de leitura: 12 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde

Há alguns anos, a virtualização dos negócios era considerada uma grande tendência da TI. Nos dias de hoje, o processo já é indispensável para as companhias que se preocupam com eficiência e custos operacionais. Nesse cenário, o Windows Server 2012 (ou “Windows Server 8”) traz atualizações de recursos valiosas, incluindo mais segurança e virtualização em tempo real. 

Um exemplo é a melhoria do Microsoft Hyper-V, que permite que mesmo as pequenas empresas de orçamentos curtos consigam competir com grandes organizações, em se tratando do data center

Mas afinal, quais são as diferentes versões do sistema e quando elas são indicadas? Para responder a essa e outras dúvidas frequentes, elaboramos este artigo sobre as edições, os recursos e os benefícios do Windows Server 2012. Acompanhe! 

Windows Server 2012: quais são as melhorias trazidas pelo sistema? 

Em primeiro lugar, vale destacar que o Windows Server 2012 é a 6ª versão do Windows Server, que é um sistema operacional direcionado para servidores. Na prática, essa versão sucede o Windows Server 2008 R2, sendo a edição oficial do Windows 8. 

Além de contar com 4 versões (conforme veremos a seguir), o sistema está repleto de melhorias e novidades em relação aos modelos anteriores – e muitas têm como foco a computação em nuvem

Entre os recursos novos ou incrementados, podemos citar a atualização do Hyper-V, a repaginação do Gerenciador de Tarefas do Windows, o ReFS (novo sistema de arquivos) e uma função de gerenciamento de endereço IP. 

Vale destacar, ainda, dois aspectos-chave do Windows Server 2012: a proteção do conteúdo e a virtualização de hardware que, na definição da Microsoft, “rompeu todos os antigos limites” com os novos recursos. De fato, essa edição do sistema habilita a virtualização de todo o conteúdo, melhorando o gerenciamento da TI e a performance na cloud

Por sua vez, a segurança também foi potencializada com o aprimoramento da transmissão de dados. Na versão 2012 do Windows Server, há um recurso que atua como “backup em massa” sempre que há danos no servidor das máquinas virtuais.

Entenda as 4 versões do Windows Server 2012 

No Windows Server 2012, é possível contar com as seguintes versões: Datacenter, Standard, Essentials e Foundation. Saiba mais: 

Windows Server 2012 –  Datacenter

Desenvolvida para ambientes de nuvem privada/híbrida altamente virtualizados, a versão Datacenter é licenciada conforme o número de processadores. Nesse sentido, uma licença é necessária para cada “dupla” de processadores, com a execução de um número ilimitado de VMs (máquinas virtuais). 

Vale lembrar que o Windows Server 2012 suporta máquinas virtuais com até 4TB de memória e 320 LP (processadores lógicos) –  ou 32 processadores com 10 núcleos cada, por exemplo

Windows Server 2012 – Standard

A versão Standard é indicada para ambientes não virtualizados ou com baixa densidade de VMs. Aqui, valem as mesmas especificações da versão Datacenter – a diferença está no número de VMs. Com a Standard, são permitidos 2 VMs por licença. 

É interessante apontar, entretanto, que esse limite é relativo a licenciamento, e não a softwares. Para implementar mais de 2 VMs, será necessário adquirir licenças extras. 

Windows Server 2012 – Essentials

Com foco em pequenas empresas de até 25 usuários, a versão Essentials substitui a versão Windows Small Business Server Essentials. Habilitada para nuvem com uma interface de usuário intuitiva, a Essentials também proporciona uma experiência de gerenciamento integrada na execução de aplicações e serviços baseados em cloud, como e-mail, colaboração e backup online

Devido às mudanças trazidas pela cloud computing, não haverá uma nova versão do Windows Small Business Server 2011 Standard que inclua o Exchange Server e o Windows Server como parte da solução. 

Windows Server 2012 – Foundation

Desenvolvida para pequenas empresas com até 15 usuários, a Foundation pode ser utilizada em servidores com apenas um processador.

Vale acrescentar que a versão possibilita a instalação de funções básicas do Windows Server 2012, a exemplo do Print Server, Application Server e Arquivo

Confira também ? Dicas de licenciamento de softwares Microsoft 

5 vantagens do Windows Server 2012 para seu negócio 

windows server 2012
Créditos: Photo by Corinne Kutz on Unsplash

Entre as diversas atualizações e melhorias significativas trazidas com o Windows Server 2012, destacamos 5 vantagens para as organizações: 

1. Virtualização integrada com as melhorias do Hyper-V 

Mais rápida, simples e flexível, esta virtualização de hardwares promove o máximo de aproveitamento no uso de cada servidor. Com o Hyper-V, mesmo os processos de virtualização mais difíceis podem ser suportados pelos novos gerenciadores. Na nova versão, cada disco rígido de dados suporta até 62,4 TB, sendo que até 8 mil máquinas virtuais (VMs) podem ser conectadas entre si.  

Além da virtualização do sistema operacional e das aplicações, o Hyper-V também oferece a virtualização de redes. Com isso, é possível isolar o tráfego de rede baseado em nível de utilização e necessidade. 

Por sua vez, a virtualização de armazenamento habilitada pelo Windows Server 2012 expande o espaço original e proporciona maior facilidade de gestão, além de implementar novas capacidades (a exemplo do compartilhamento do disco rígido virtual). 

2. Espaços de armazenamento 

Muitas organizações enfrentam dificuldades para arcar com hardwares de rede de área de armazenamento (SAN). Nesse sentido, ao invés de investir altos valores em soluções do setor, as empresas podem criar um “SAN virtual” – trata-se da ferramenta storage spaces do Windows Server

Com o recurso, é possível aproveitar discos rígidos mais baratos em um pool (“piscina”) de armazenamento, dividindo-o em espaços que podem ser tomados como unidades de disco físicas.  

A boa notícia, aqui, é que o pool possibilita manter discos em stand by e várias versões de espelhamento, além de adicionar novos drives para expandir automaticamente o espaço disponível. 

3.  Deduplicação de dados 

Não é novidade que o volume de dados cresce a uma velocidade avassaladora. Não por acaso, o armazenamento se tornou um dos maiores gastos de TI em companhias de todos os portes. 

Nesse sentido, além da última ferramenta que mencionamos, a deduplicação de dados (que já estava presente no Windows Storage Server) também está incluída no escopo do sistema operacional do Windows Server 2012. 

Vale lembrar, aqui, que a deduplicação elimina o espaço duplicado em até 90% nas instalações do sistema operacional. Em consequência, pode-se obter centenas de gigabytes (e até mesmo terabytes) em espaço recuperado. 

Leia também ? Microsoft Teams: confira as novidades da ferramenta

4. Controle de acesso dinâmico 

No Windows Server 2012, opções adicionais de segurança estão disponíveis, tais como acesso obrigatório no nível de domínio e aplicação de políticas às funções de usuários e departamentos.

No contexto do controle de acesso, é preciso ter em mente que muitas empresas utilizam recursos de colaboração nas rotinas de trabalho, o que pode levar à publicação acidental de dados confidenciais. Para gerenciar o problema, a edição 2012 do Windows Server dispõe de upgrades importantes. 

5. ReFS 

Já mencionado no início do conteúdo, o ReFS (Resilient File System) se destaca por capacidades importantes, tais como suporte para grandes volumes de dados e recuperação aprimorada e automatizada. Nessa perspectiva, o recurso se utiliza de metadados para armazenar informações sobre arquivos, disponibilizando variadas ferramentas de autocorreção e verificação de informações. 

Conclusão 

Não há dúvidas de que a transição para o Windows Server 2012 representa a mudança para um ambiente muito mais seguro e eficiente, trazendo benefícios relevantes para as empresas. 

Tem alguma dúvida sobre o sistema e suas versões? Entre em contato com nossos especialistas para conversar sobre as demandas do seu negócio e a estratégia mais adequada para a sua realidade! 

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail