Investimento em Segurança da Informação

Por que não adquirir as tecnologias mais caras em segurança?

903 310 Microservice

Se você atua na área de TI e a empresa onde você trabalha está planejando investir alto em tecnologias de ponta para segurança da informação, pare primeiro para ler este artigo!  

 Será que vale mesmo a pena aplicar valores super expressivos somente em equipamentos e determinadas ferramentas?

Direcionar os investimentos apenas para softwares e hardwares sofisticados e de custo elevado certamente não é a melhor opção para garantir uma segurança da informação mais ampla e eficiente.

Antes de escolher os recursos para proteção é bom levar em conta que comprar as soluções mais caras não significa que elas serão implantadas e utilizadas da melhor forma possível.

Além disso, só a tecnologia não adianta, pois é preciso também levar em consideração a capacitação dos profissionais que vão gerenciar todos esses mecanismos de custo alto e avançados.

Em razão desses fatores, hoje em dia, uma forte tendência é a escolha de serviços mais abrangentes, que assegurem o uso das ferramentas adequadas, com os profissionais altamente especializados e ainda com vantagens em relação aos custos.

MSSP – Managed Security Service Provider

Um destes modelos de negócios é o MSSP – Managed Security Service Provider, ou Provedor de Serviços de Segurança Gerenciados. Ele se baseia em um conjunto mais completo que envolve o gerenciamento dos dispositivos e a consultoria constante dos profissionais especializados, de forma contínua.

Assim, a empresa que contrata o MSSP não precisa ter em sua própria equipe os profissionais para as atividades relacionadas à segurança e consegue focar procedimentos de TI mais voltados ao próprio negócio.

O Provedor de Serviços Gerenciados de Segurança acaba sendo mais assertivo, porque além das tecnologias, possui também a expertise, processos e conhecimento específico sobre o tema.

Além disso, o provedor costuma gerenciar ambientes de diferentes clientes ao mesmo tempo. Então, em caso de um ataque em um deles, o conhecimento apreendido nesta situação já permite uma reação mais rápida de defesa para os demais, que ainda nem chegaram a se tornar alvo.

Neste formato, o propósito não é somente uma solução pontual com determinadas ferramentas para atacar um problema específico. É um processo constante, planejado de acordo com as necessidades de cada cliente. Uma estratégia mais eficiente e com melhores resultados.

O MSSP pode ser aplicado para empresas de todos os tamanhos e pode ser uma alternativa importante especialmente para os pequenos e médios negócios, que não disponibilizam de valores tão significativos para investir em equipamentos e dificilmente contam com uma equipe interna de especialistas de TI.

XaaS – Anything as a Service

Outra tendência nesta área é o XaaS – Anything as a Service, ou seja, Tudo como Serviço. Neste modelo, em vez de comprar um hardware ou um software, a empresa contrata toda a solução, de maneira as a service.

Esta modalidade também traz inúmeras vantagens para os clientes usuários como redução de custos, mais flexibilidade e facilidade no uso.

As empresas podem contratar o uso de soluções, sem ter que investir em equipamentos próprios, em softwares instalados nos equipamentos e até em profissionais especializados.

Também não gasta com manutenção de ferramentas que não precisa naquele momento. E ainda tem a facilidade de poder contratar novos recursos conforme o crescimento e a demanda do seu negócio.

Esta direção para os serviços gerenciados e adaptados conforme as necessidades mais específicas de cada cliente mostra que só investir em soluções mais caras pode ser dinheiro jogado fora. Já que para ter resultados realmente mais eficientes é preciso contar com um conjunto que integre ferramentas, profissionais e customização do serviço adequada ao negócio.

Quer mais informações sobre as vantagens que um serviço de gerenciamento pode trazer? Conheça a nossa solução Sonar Shield ou fale com um dos nossos especialistas.

 

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072